CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac"

A A A Tamanho do texto

Crianças de 6 a 11 meses devem receber uma dose da vacina contra o sarampo

A medida visa intensificar a vacinação nesse público-alvo da doença, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. Ao todo, serão enviadas pelo Ministério da Saúde 1,6 milhão de doses a mais para os estados.

 

A partir desta quinta-feira (22), todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país. Essa medida preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de ‘dose zero’, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.

 

A estratégia busca proteger esse grupo, que é mais vulnerável ao vírus e tem mais risco de ter complicações causadas pela doença. Atualmente, onze estados estão com surto ativo da doença: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Paraná, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Sergipe e Piauí.

Ao completar 12 meses, essas crianças devem retornar ao posto de vacinação para começar o esquema vacinal, respeitando o prazo de 30 dias entre as doses. A segunda dose deve ser aplicada aos 15 meses.

O Calendário Nacional de Vacinação oferta a proteção contra o sarampo. São duas doses para pessoas de 1 a 29 anos e uma dose para pessoas de 30 a 49 anos (no estado de São Paulo para a faixa  de 30 a 59 anos). Vale lembrar que quem já está vacinado não precisa receber a vacina novamente.

 

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

 

Neste ano, até o momento, há 1.797 casos de sarampo confirmados no estado de São Paulo; destes, 73% se concentram na capital, com 1.314 casos.

 

23/08/2019

 

Mais informações:

http://saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45694-todas-as-criancas-de-6-meses-a-menores-de-1-ano-devem-ser-vacinadas-contra-o-sarampo

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado