FEBRE AMARELA: Alerta para o período de maior ocorrência da doença
A Secretaria Estadual de Saúde do estado de São Paulo, alerta à população para a chegada do verão, período de maior risco de transmissão da febre amarela. Essa preocupação se dá devido ao início do período de férias e festividades de fim de ano, com o aumento da circulação de pessoas não vacinadas para áreas recém-afetadas pelo vírus e áreas endêmicas de ocorrência da doença, seja dentro do estado de São Paulo ou outros municípios do Brasil.
A febre amarela é uma doença transmitida por vetores, infecciosa viral e aguda, que pode levar a morte. A única forma de prevenção da doença é a vacinação. O estado de São Paulo vem, desde 2016, enfrentando um surto de Febre Amarela Silvestre. A maioria dos casos confirmados ocorreram em pessoas não vacinadas, que se expuseram a áreas e ou atividades de risco (ambientes silvestres ou de mata).
Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas deve se imunizar pelo menos 10 dias antes do deslocamento.
Lista de municípios brasileiros com recomendação de vacina:
http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/ACRV-FA.pdf
Acesso aos Boletins Epidemiológicos:
Informações aos viajantes:
Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores e Zoonoses
Centro de vigilância Epidemiológica (CVE/CCD/SES-SP)
Dez/2018