Coordenadoria de Recursos Humanos

Escolas Técnicas do SUS/SP: Pariquera-Açu

04 de março de 2022

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - SES/SP mantém cinco Centros Formadores de Pessoal Para a Saúde - CEFOR, que são vinculados à Coordenadoria de Recursos Humanos. As unidades estão localizadas nos municípios de São Paulo, Araraquara, Assis, Franco da Rocha e Pariquera-Açu.

Esses CEFOR atuam, entre outras funções, como Escolas Técnicas para formar trabalhadores para o SUS/SP.  Promovem tanto a capacitação dos servidores vinculados à SES-SP, como a profissionalização de pessoas que desejam fazer parte da pasta.

Os principais objetivos das Escolas Técnicas e Centros Formadores, de acordo com a Portaria nº 2.970 do Ministério da Saúde, são: “compartilhar informações e conhecimentos; buscar soluções para problemas de interesse comum; difundir metodologias e outros recursos tecnológicos destinados à melhoria das atividades de ensino, pesquisa e cooperação técnica, tendo em vista a implementação de políticas de educação profissional em saúde, prioritariamente para os trabalhadores do SUS; promover a articulação das instituições de educação profissional em saúde no país, para ampliar sua capacidade de atuação em sintonia com as necessidades ou demandas do SUS”.

CEFOR Pariquera-Açu

O CEFOR possui uma Escola Técnica em Pariquera-Açu, ligada ao Hospital Regional Vale do Ribeira.  Pariquera atende o total de 15 municípios, que fazem parte do Departamento Regional de Registro - DRS e 19 cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira – Consaúde.

A região possui extensão territorial de 2 840 666 hectares, com um total de 335 mil habitantes – o que equivale a 0.75% da população de São Paulo. Os municípios são distantes e de difícil acesso, sendo que três fazem parte do litoral Sul do Estado. O Hospital Regional Vale do Ribeira atende indígenas, quilombolas e a população queno – com acesso apenas de barco.

Desde o início da pandemia este CEFOR promoveu capacitações aos servidores, dentre as quais podemos citar: protocolos sanitários, higiene das mãos, paramentação e desparamentação, preparo do corpo, manejo clínico, sequência rápida de intubação, coleta do swab, boas práticas no ambiente de trabalho e protocolo para visitas e acompanhantes.

De acordo com Neusa Baldo de Almeida, diretora da Escola Técnica de Pariquera-Açu, esses treinamentos diminuíram os atestados e as equipes sentiram-se mais seguras para as atividades. “Eu acredito muito no poder da educação e nossa maior conquista é ver resultados nas comissões quando os indicadores mudam. Sempre tem alguém que procura a escola pra tirar alguma dúvida”, afirma Neusa.