Coordenadoria de Recursos Humanos

CRH lança Laboratório de Inovação em Recursos Humanos iLabRH

10 de setembro de 2021

O iLabRH surge no âmbito da Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) dentro do escopo de projetos inovadores do Centro de Metodologia de Educação em Saúde como alternativa para pensar problemas públicos em gestão de pessoas, por meio de ferramentas ágeis e metodologias inovadoras que propicie aos Gestores da Secretaria da Saúde inovações para a tomada de decisão frente ao desafio que se apresenta na área pública quando pensamos ações voltadas para a área de Recursos Humanos.

O constante movimento de adequação e modernização para o ensino em trabalho em saúde oportunizou a equipe do Centro de Metodologia de Educação em Saúde, mais conhecido como “CMES”, a participação no maior evento de Inovação no Serviço Público – ILabthon, realizado pela Rede Conexão Inovação Pública do Rio de Janeiro.

O CMES conquistou o 5º lugar entre mais de 100 instituições públicas nacionais que apresentaram projeto de inovação com foco no desenvolvimento de um Laboratório de Inovação.

Segundo Juliana Ferreira, Diretora do CMES, “A proposta é criar um espaço destinado a aprimorar os processos, debater e implantar novas ideias a princípio relacionadas à área de Recursos Humanos. A criação do Laboratório de Inovação na Coordenadoria de Recursos Humanos, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo – CRH/SES/SP, tem o objetivo de impulsionar a criação de soluções para problemas complexos (e concretos) de interesse público na área da saúde, por meio de co-criação, empatia e experimentação, atuando de forma multidisciplinar e usuário-centrado”.

O Laboratório funcionará nas instalações do Centro de Formação “Dr. Antonio Guilherme de Souza” - CEFOR, localizado na Vila Mariana e para ambientar os alunos a esse novo espaço de ensino serão realizadas oficinas e workshops objetivando apresentar o funcionamento de um laboratório de inovação, a partir de conteúdos como Design Thinking, ferramentas digitais, entre outros.

O espaço será inaugurado em evento on-line com a participação da Coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde, Cida Novaes, Juliana Ferreira, Diretora do CMES e Luana faria, Coordenadora-Geral na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia, onde fundou e lidera o LA-BORA! gov, Gestão Inovadora de Pessoas.

Serviço - Inauguração do iLabRH

Data: 17 de setembro

Transmissão youtube.com/eadses

Convidados:

Maria Aparecida Novaes, Coordenadora de Recursos Humanos na SES/SP

Juliana Ferreira, Diretora do Centro de Metodologia de Educação em Saúde CRH-SES/SP

Luana Faria, Coordenadora-Geral na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia e fundadora do LA-BORA! gov, Gestão Inovadora de Pessoas.

Sobre o CMES @eadses

Inovação para a equipe CMES é fundamental, tanto que o Centro conta com um canal de vídeos na Plataforma YouTube – link na bio, com conteúdo sobre Sistema de Trabalho, Capacitação e Qualidade de Vida, inclusive com tutoriais que ensinam a navegar no Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) da Secretaria da Saúde, por meio da plataforma Moodle. O CMES também coordena todas as atividades de treinamento à distância e remotas da SES/SP, com uso das mais diversas soluções digitais e dentro dessa perspectiva, planeja, organiza, coordena, avalia e estimula a difusão de programas e projetos de educação à distância para o trabalho em saúde.

Conheça mais sobre o CMES, aqui

O que é um Laboratório de Inovação?

O laboratório de inovação é um espaço projetado para criar condições favoráveis para que a inovação ocorra. Através do estabelecimento de um ambiente criativo e colaborativo, novos conhecimentos podem ser facilmente compartilhados e ideias podem ser desenvolvidas.

Para isso, é necessária uma equipe de trabalho, composta por profissionais de diferentes áreas, que podem ser funcionários da instituição ou de fora dela, dependendo das necessidades do laboratório. Muitas vezes, a combinação de diferentes tipos de perfis pode gerar os melhores resultados.

Fonte: Rede de Inovação do Setor Público - InovaGov