Coordenadoria de Recursos Humanos

A A A Tamanho do texto

Complexo Hospitalar do Juquery, em Franco da Rocha

 


Complexo Hospitalar do Juquery, em Franco da Rocha

 

Inaugurado em 1898 como Asilo Colônia da Sucursal do Juquery do Hospício de Alienados de São Paulo, o hospital teve como idealizador e primeiro diretor o médico psiquiatra Francisco Franco da Rocha, que buscou nas colônias agrícolas de reabilitação francesas a inspiração para o empreendimento.

O hospital começou a ser construído em 1894 num terreno de 600 mil metros quadrados, próximo ao rio Juquery, no município de mesmo nome a construção dos prédios respeitou a simetria entre as edificações, que eram divididas em alas masculinas e femininas e contava inicialmente com 800 leitos. Construído com o que tinha de mais moderno na época, em pouco tempo o hospital se tornou referência nacional em psiquiatria, apesar de a especialidade ainda representar um grande mistério para a medicina.

Devido à distância da Capital, os médicos contavam com uma vila médica para se abrigarem. Por sua vez, os pacientes, como parte do tratamento, produziam seu próprio sustento por meio de atividades ligadas à agricultura, marcenaria, costura, entre outras, tornando a entidade autossustentável.

O crescimento da instituição se deu de forma tão rápida que, cinco anos após sua inauguração, o hospital contava com mais de 700 pacientes.

O Complexo tem em sua estrutura a maternidade denominada “Hospital Estadual de Caieiras” criada pelo Decreto nº 53.303 de 07 de agosto de 2008 e a partir de um convênio com o município de Caieiras, encontra-se alocado naquele município, permanecendo sob a gestão e gerência do Complexo Hospitalar do Juquery.

Em consonância com o atual modelo de assistência em saúde mental, os pacientes/moradores, muitos a mais de 40 anos internados, estão sendo desinstitucionalizados através do fortalecimento das Redes de Atenção Psicossocial.

Em 2017, o Núcleo de Saúde do Trabalhador – SESMT, implantou o Espaço Zen, espaço destinado a ações de qualidade de vida aos funcionários, com as seguintes atividades: Ginástica Laboral, Aplicação de Reiki, Massagem, Aula de dança e Aula de artesanatos.

No final de 2017 iniciamos o Programa de Preparação para Aposentadoria, sob a Coordenação do Núcleo, onde o programa trata-se também de uma ação de qualidade e está aberto a todos os funcionários interessados.

 

PROGRAMA PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA

 

A Unidade começou a participar do programa em 22/11/17 com a apresentação do programa pelo  Coordenador do Grupo de Qualidade de Vida  Dr. Milton M. Osaki.

Primeiro encontro oficial aconteceu em 04/12/17 com a apresentação da palestra Aspectos Legais da Aposentadoria pelo palestrante Evandro A. O. Ribeiro

 

.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado