Coordenadoria de Recursos Humanos

A A A Tamanho do texto

Pós-Graduação

  GDRH   |    Quem Somos      |   

 

Especialização lato sensu

Unidades/Cursos
Ingresso

 

Gestão do conhecimento

Regimento CEFORSUS/SP
Regimento da Comissão Especial
Comissão Especial
Biblioteca Virtual de Saúde - BVS

 

Área do aluno

Manual do Aluno
Manual de Orientações para o alu-
no da Especialização em Gestão
de Pessoas em Saúde
Manual de Orientações para o alu-
no da Especialização em Gestão
de Serviços em Saúde
Formulários/Requerimentos
Guia Para Elaboração do TCC
2024
Protocolo de Entrega do TCC
Apólice de Seguro

 

Área coordenação/docente

Manual do Docente
Esp. Gestão de Pessoas
Manual do Docente
Esp. Gestão de Serviços
Manual Técnico-Administrativo
Manual do Coordenador

 

Sistemas

MOODLE AVA - Ambiente Virtual de
Aprendizagem

 

 

 

 

Escola de Saúde Pública foi reconhecida em nível federal pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

 

Tem o proposito de garantir a formação e a qualificação dos trabalhadores do SUS/SP como profissionais críticos, conscientes, afetivos e participativos, visando uma maior qualidade na prestação de serviços de saúde à população. Seu corpo técnico pedagógico, atualmente, conta com 5 pedagogos e 220 docentes vinculados aos Cursos de Especialização. São profissionais qualificados e dedicados que contribuem no desenvolvimento da Escola.

 

A Pós-Graduação Lato Sensu tem como finalidade:

 

• Especialização Profissional aberta a graduados em cursos vinculados à área da saúde e afins, com o objetivo de qualificar e/ou aprofundar a capacitação para o exercício profissional;

 

• Aperfeiçoamento Profissional, para aprofundar e/ou ampliar a capacitação para o exercício profissional, em áreas da saúde e afins;

 

• Atualização profissional, visando a difusão e/ou reciclagem da capacitação para exercício profissional na área da saúde, destinado a profissionais graduados em cursos ligados à saúde e afins;

 

• Difusão Cultural, buscando difundir conhecimentos e técnicas para a comunidade sob a forma de curso presencial e/ou a distância.

 

Conta com a capacidade técnica instalada de sua estrutura hierárquica, prevista no Decreto nº 51.767/2007, e possui 03 (três) Unidades Didáticas de Apoio, discriminadas na conformidade que segue:

 

I – Unidade Didática de Apoio I - Instituto Pasteur - Avenida Paulista, nº 393, Cerqueira César, São Paulo – SP, CEP 01311-000;

 

II – Unidade Didática de Apoio II - Instituto de Saúde - Rua Santo Antônio, nº 590 - Bela Vista - São Paulo – SP, CEP 01340-000;

 

III – Unidade Didática de Apoio III - Instituto Adolfo Lutz - Avenida Dr. Arnaldo, nº 355 – Cerqueira César - SP, CEP 01246-000.

 

Às Unidades Didáticas de Apoio cabe oferecer o aporte técnico e operacional às ações de planejamento, execução e avaliação dos Cursos de Pós-graduação Lato sensu realizados nas Unidades de Saúde do Estado de São Paulo.

 

A Escola de Saúde Pública conta também com a capacidade técnica instalada em unidades da estrutura hierárquica da Secretaria da Saúde a quem, na qualidade de Unidades de Saúde, cabe a execução descentralizada das ações educacionais de pós-graduação, bem como a coordenação local dos cursos.

 

As Instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - SES/SP, respeitados os dispositivos legais que regem a matéria, poderão oferecer Cursos de Pós-graduação, em semelhança às diretamente subordinadas. Atualmente, os cursos de pós-graduação são desenvolvidos nas 11 (onze) Unidades, a saber:

 

• 3 (três) Unidades Didáticas de apoio

 

• 6 (seis) Unidades de Saúde próprias, integrantes da sua estrutura, composta por hospitais e ambulatórios de especialidades da SES/SP, que são: (1) Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia – IPGG, (2) Conjunto Hospitalar Padre Bento de Guarulhos - CHPBG, (3) Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Itapeva, (4) Instituto Lauro de Souza Lima – ILSL, (5) Instituto de Infectologia Emílio Ribas-IIER e (6) Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – IDPC

 

• 2 (duas) Unidades vinculadas à SES/SP: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista – HCFMB, da UNESP, e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – HCFMRP da USP

 

A Escola de Saúde Pública é credenciada como Escola Superior pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, desde 2017, através da Portaria CEE-GP 403/2017, de 28/08/2017, publicada no DOE-SP de 29/08/2017, pelo prazo de cinco anos, permitindo que fossem oferecidos Cursos de Especialização Lato sensu. Foi recredenciada através da Portaria CEE-GP 495, de 18 de novembro de 2022, publicado no DOE-SP de 19/11/2022.

 


 

 

 

  Destaques

 

Férias: oportunidade de fortalecer o vínculo com os filhos e cuidar da alimentação em família 

 

As férias são um momento aguardado pelas crianças e também uma oportunidade para os pais se reconectarem com os filhos no dia a dia. Além de brincar, passear e descansar juntos, este período pode ser aproveitado para incentivar hábitos de alimentação saudável em família. 

Envolver as crianças no preparo dos alimentos, como lavar frutas, montar saladas coloridas ou escolher receitas simples, fortalece a autonomia e desperta o interesse por novos alimentos . 

Usar as cores como brincadeira pode tornar a alimentação divertida. Incentivar o “desafio das cores” com frutas e verduras variadas contribui para uma dieta rica em vitaminas e fibras, importantes para o crescimento e fortalecimento da imunidade. 

As atividades ao ar livre, como caminhadas, piqueniques e brincadeiras em praças, ajudam a manter as crianças ativas e a reduzir o tempo de tela, com impacto positivo na saúde física e mental . 

Durante as férias, é possível incluir guloseimas de forma equilibrada. Quando a alimentação é nutritiva na maior parte do tempo, momentos especiais podem ser vividos sem culpa, ensinando as crianças a terem uma relação equilibrada com a comida. 

Sempre que possível, façam ao menos uma refeição em família, sem telas e com conversas sobre o dia. Este momento simples fortalece os laços de cuidado, escuta e conexão. 

“Pequenas escolhas diárias podem ser grandes lições para nossos filhos. Aproveitar as férias é também ensinar, pelo exemplo, o cuidado com o corpo e com o bem-estar em família.” 

 

Brasil. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Fulkerson JA, Larson N, Horning M, Neumark-Sztainer D. A review of associations between family or shared meal frequency and dietary and weight status outcomes across the lifespan. Journal of Nutrition Education and Behavior. 2014;46(1):2-19. 
 

Neves FS, Moura C, Nakano EY, et al. Educação alimentar e nutricional no ambiente escolar: revisão sistemática. Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde. 2020;15:e44147. 
 

World Health Organization (WHO). Guidelines on physical activity, sedentary behaviour and sleep for children under 5 years of age. Geneva: WHO, 2019. 
 

 

 

Conheça os Cursos de Especialização da Escola de Saúde Pública do Estado de São Paulo – SES/SP

 

 

A Escola de Saúde Pública do Estado de São Paulo (ESP-SP), vinculada à Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH/SES-SP), convida os profissionais da saúde a conhecerem os cursos de especialização que integram o seu portfólio de formação.

 

Esses cursos fazem parte de um programa estruturado de educação permanente voltado ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na qualificação técnica e ética dos trabalhadores da rede pública estadual. São especializações com bolsas de estudo, que abrangem temáticas estratégicas da saúde coletiva, clínica, gestão e áreas técnicas prioritárias.

 

A ESP-SP reafirma seu compromisso com a formação de excelência, pautada em metodologias inovadoras, pesquisa aplicada e integração ensino-serviço-comunidade.

 

Fique atento!

 

As inscrições para novas turmas têm previsão de abertura a partir de setembro. Essa é uma excelente oportunidade para aprofundar seus conhecimentos, trocar experiências com especialistas renomados e fortalecer sua atuação profissional no SUS.

Contamos com sua participação para seguirmos construindo juntos uma saúde pública de qualidade, centrada nas pessoas e baseada em evidências.

 


 

 

 

 

 

 

Especialização em Vigilância Laboratorial

 

em Saúde Pública no Instituto Adolfo Lutz
 

Quer se especializar e se inserir rapidamente no mercado de trabalho?

 

O Instituto Adolfo Lutz, unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), integra a estrutura das Especializações da Escola de Saúde Pública do Estado de São Paulo (ESP-SP) e oferece o curso de Especialização em Vigilância Laboratorial em Saúde Pública.

 

 

Duração: 10 meses
Bolsa-auxílio: R$ 1.650,00
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h

 

Essa é uma oportunidade única para profissionais da saúde que desejam aprofundar seus conhecimentos em laboratórios do SUS com foco na vigilância em saúde publica, atuar de forma qualificada no SUS e ampliar suas possibilidades de inserção profissional.

 

Fique atenta(o) ao site da CRH e do Instituto Adolfo Lutz e às redes sociais da Escola de Saúde Publica SES/SP: os processos seletivos geralmente iniciam em setembro.

 

Esperamos por você! Faça a diferença na sua carreira e na vida das pessoas.

 

Veja no Instagram

Clique na imagem para vê-la ampliada.

 

 

 

Especialização em Psicologia Hospitalar

 

no Complexo Hospitalar Padre Bento
 

Quer se especializar e se inserir rapidamente no mercado de trabalho?

 

O Complexo Hospitalar Padre Bento, em Guarulhos, unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), integra a estrutura das Especializações da Escola de Saúde Pública do Estado de São Paulo (ESP-SP) e oferece o curso de Especialização em Psicologia Hospitalar.

 

Duração: 10 meses
Bolsa-auxílio: R$ 1.650,00
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h

 

Essa é uma oportunidade única para profissionais da saúde que desejam aprofundar seus conhecimentos e se especializar em psicologia na área de assistência hospitalar, atuar de forma qualificada no SUS e ampliar suas possibilidades de inserção profissional.

 

Fique atenta(o) ao site da CRH e do Instituto Adolfo Lutz e às redes sociais da Escola de Saúde Publica SES/SP: os processos seletivos geralmente iniciam em setembro.

 

Esperamos por você! Faça a diferença na sua carreira e na vida das pessoas.

 

Veja no Instagram

Clique na imagem para vê-la ampliada.

 

 

 
 
 
 
 

 

Festa Junina e Nutrição: Tradição, Sabores e Saúde

 

A Escola de Saúde Pública, em parceria com a Especialização em Nutrição em Saúde Cardiovascular do Instituto Dante  Pazzanese — que compõe a estrutura do Programa de Especialização com Bolsa da própria Escola — inicia uma série de publicações com informações relevantes para a promoção da saúde da população, com foco especial na saúde cardiovascular.

 

 

 

 

 

 

 Clique nas imagens para ler a publicação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

Festa Junina: Dançar pra festejar com saúde!

 

Dia de São João (24 de junho) marca uma das festas mais queridas do Brasil — e cheia de benefícios pra saúde!

Com origem europeia e influências indígenas e africanas, a festa junina celebra três santos: Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). Cada região do país acrescenta suas tradições, com comidas típicas, trajes coloridos e, claro, muita dança!

Da quadrilha, que veio da Normandia e chegou ao Brasil com a família real, ao forró, que já significou apenas "baile" e hoje representa toda uma cultura musical nordestina — dançar é uma parte essencial da festa.

E dançar também faz bem ao corpo: um estudo do IFAC (AC) revelou que 20 minutos de forró queimam até 50,6 kcal — o equivalente a ¼ de paçoca ou 1 colher de curau. Ou seja, equilíbrio alimentar + forró = saúde e diversão!

Mais importante ainda: segundo pesquisa da UFVJM, aprender a dançar forró melhora o humor, reduz a ansiedade, fortalece os vínculos sociais e ainda incentiva a prática de atividade física.

Esse conteúdo faz parte do projeto de escrita dos alunos e docentes da Especialização em Educação Física em Cardiologia, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) — celebrando cultura, saúde e movimento!

 

Clique na imagem ou aqui para ver o texto completo.

 

 

 
 
 
 
 
 

Resolução SS-231, de 30 de setembro de 2024, DOE 01-10-2024

Altera o Artigo 1º, da Resolução SS–20, de 07 de março 2019 que dispõe sobre a Comissão Especial do Programa de Bolsas para Cursos de Especialização Lato sensu e dá providências correlatas.

 

COMUNICADO

Processo Seletivo do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas em Saúde – 2024/2025:

O Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS/SP "Dr. Antônio Guilherme de Souza" vem  informar que a data de publicização dos candidatos deferidos e indeferidos foi alterada para 15 de agosto de 2024 no link https://www.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-recursoshumanos/homepage/banner/processo-seletivo-do-curso-de-especializacao-em-gestao-de-pessoas-emsaude-2024

 

3/7/2024RELAÇÃO DE INSCRIÇÕES DEFERIDAS E INDEFERIDAS DO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS EM SAÚDE – 2024/2025.

Edital de Abertura das inscrições - DOE 20/5/2024, seção 3, pp. 33-34

Link de inscrição do curso de Especialização em Gestão de Pessoas em Saúde

Instruções para o Pré-Projeto

No dia 1/3/2024 foi realizada a Aula Magna dos Cursos de Especialização com objetivo de apresentar os cursos e informar sobre registros,  manual do aluno e regimento interno.
Nos dias 28 e 29/02/2024 foi realizado o 2° Congresso de Especialidades em Saúde tendo como público alvo Gestores dos Cursos de Especialização da SES/SP, Coordenadores da Comissão Local das Instituições vinculadas, Docentes, Bolsistas Ingressantes e Ex-Bolsistas das turmas de 2018 a 2023 das Instituições vinculadas à Escola de Saúde Pública, profissionais da saúde e graduandos da área da saúde.

 

 

 

 

 

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado