Coordenadoria de Controle de Doenças

22/03/2023 – SP ganha ferramenta para digitalizar processos e reduzir o uso de documentos de papel

Sistema Eletrônico de Informações (SEI) trará mais agilidade e transparência à administração pública estadual

| SES-SP

Esta quarta-feira (22/03) marcou um passo rumo à digitalização no Governo de São Paulo. O pontapé inicial foi dado pelo governador Tarcísio de Freitas nesta manhã, quando ele assinou eletronicamente um documento – o primeiro com o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI),  ferramenta do Governo Federal para gestão digital de processos.

O acordo de cooperação técnica foi formalizado pelo Estado nesta manhã juntamente ao presidente do TRF-4, Ricardo Teixeira do Valle Pereira. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, com operação da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

“Queremos que os serviços digitais cheguem ao cidadão e a adesão ao SEI é um passo importante para darmos mais eficiência ao nosso processo de digitalização. Esse é um tema que vemos como fundamental, tanto que criamos uma secretaria voltada à digitalização”, reforçou Tarcísio de Freitas.

Entre as vantagens do SEI, estão a eficiência de processos sistematizados entre órgãos municipais, estaduais e federais; a variedade de formatos e tamanhos de documentos compatíveis; e a tramitação simultânea de processos em múltiplas unidades.

Durante o evento, o Governo de SP recebeu o código fonte para que as áreas técnicas possam atuar e iniciar a implementação do sistema integrado em toda a administração paulista. A introdução do SEI nos processos administrativos do Estado será feita gradualmente, a partir da Secretaria da Casa Civil, com lançamento oficial previsto para o próximo dia 10 de abril. Já inclusão das demais secretarias e das administrações diretas e indiretas virão posteriormente, de forma escalonada.

“Essa é uma revolução que será feita na Administração Pública e que trará benefícios para o Estado e para o cidadão paulista”, destacou o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima. A nova ferramenta digital, que substituirá o SP Sem Papel, garante aos servidores paulistas mais facilidade na produção, tramitação, transparência e gestão de documentos administrativos.

“A transformação digital significa cidadania e eficiência. Mesmo o SEI sendo utilizado para processos internos, se reflete em melhorias para o cidadão, que tem a serviços prestados de forma mais eficiente”, afirmou o secretário-executivo da Secretaria de Gestão e Governo Digital, Leonardo Sultani.