Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

Encontros técnicos da CCD

 Café com Saúde apresenta


 

 

 

 

por Brian Deer (jornalista investigativo britânico sobre questões

médicas e da indústria farmacêutica)

 

Dia 10 de setembro, das 10h30 ás 12h30

Local : Auditório Luiz Musolino da Secretaria de Estado da Saúde

Av. Dr. Arnaldo, 351, térreo

 

Inscrições aqui !

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Café com Saúde "A saúde e os Objetivos de

 

Desenvolvimento Sustentável"

 

 

 

 

A Coordenadoria de Controle de Doenças realiza o Café com Saúde "A Saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", no dia 27 de agosto, das 9h às 12h30, na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A proposta é apresentar a participação da saúde na discussão da agenda criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 que estabeleceu 17 objetivos a serem alcançados pelos países participantes até  2030.

Esses objetivos convergem para a  acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

Café com Saúde

“A saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável"

 

Data: 27 de agosto

Horário: 9h30 às 12h30

Local: Luiz Musolino

Av. Dr. Arnaldo, 351, térreo

São Paulo

 

Inscrições aqui

 

 

 

 


 

 

II Fórum Internacional de Promoção da Saúde

 

 


 

 

INSTITUTO PASTEUR DE SÃO PAULO

LANÇA PRÊMIO EM HOMENAGEM AO

CIENTISTA ANTONIO CARINI

 

Como parte das comemorações de seu 115º aniversário de fundação, o Instituto Pasteur de São Paulo instituiu o Prêmio Antonio Carini, com o objetivo de reconhecer os trabalhos que tenham se destacado na vigilância em saúde e controle da raiva.

A raiva é uma doença infecciosa aguda de causa viral que pode acometer várias espécies de mamíferos, comprometendo o sistema nervoso central. Praticamente a totalidade dos casos evolui para óbito.

Dentre os avanços verificados no controle da raiva destaca-se a atuação do cientista italiano Antonio Carini que descobriu em 1911 o papel dos morcegos hematófagos no ciclo de transmissão. Essa descoberta foi possível pelo envolvimento direto do cientista no controle de uma epizootia de raiva entre bovinos e equinos no Vale do Itajaí, Santa Catarina.

Nascido em Sondrio, Itália, em 1872, Antonio Carini formou-se médico pela Faculdade de Pavia onde também atuou como professor no Gabinete de Anatomia Patológica, do qual se desligou para exercer a direção do Instituto de Bacteriologia, Soroterapia e Moléstias Infecciosas de Berna, Suíça. Mudou-se para o Brasil em 1906 especificamente para assumir a Direção do Instituto Pasteur, substituindo seu primeiro diretor. Deixou a direção do Instituto Pasteur em 1914 para atuar como professor e pesquisador na recém-fundada Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde identificou ou estudou a ação de mais de 150 microrganismos. Foi o descobridor da bactéria Pnemocystis Carinii, causadora da Pneumocistose.

Antonio Carini faleceu em Milão em 1950 aos 78 anos.

 

Regras da premiação

Poderão concorrer ao Prêmio Antonio Carini trabalhos referentes às ações e pesquisas nas áreas de vigilância e controle da raiva, desenvolvidos por profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas de saúde educação, meio ambiente, agricultura, zootecnia e outras, autônomos ou vinculados órgãos públicos (municipais, estaduais e federais) autarquias, fundações, universidades e instituições de ensino e pesquisa.

Para a inscrição dos trabalhos é necessário que pelo menos um dos autores esteja inscrito no 11º Seminário de Vigilância e Controle da Raiva, a ocorrer em 1º e 2 de outubro de 2018, no Centro de Convenções Rebouças (Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23, São Paulo, SP). Os formulários de inscrição encontram-se no site do Instituto Pasteur (www.pasteur.saude.sp.gov.br).

A entrega do Prêmio Antonio Carini ocorrerá no dia 2 de outubro, às 15h, no Grande Auditório do Centro de Convenções Rebouças, e contará com a presença do Diretor de Educação, Língua e Cultura Italiana do Consulado Geral da Itália em São Paulo, Prof. Dr. Augusto Bellon.

 


 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado