Centro de Convivência
Desde sua criação, O IPGG tem como objetivo garantir a atenção integrada de promoção do envelhecimento saudável e da qualidade de vida para a população idosa, proporcionando assim, condições básicas para o exercício pleno da cidadania. Além dos tratamentos específicos da saúde, havia a preocupação em desenvolver atividades de lazer e de convivência.
O envelhecimento saudável exige a adoção de um estilo de vida que inclua alimentação equilibrada, mental e atividade física, e também o convívio social. Assim, o idoso participa como um agente produtor de saúde e de sua comunidade integrando grupos operativos das mais diversas atividades relacionadas, principalmente, à prevenção, promoção, manutenção e ao tratamento das diferentes patologias.
Esse modelo de promoção de saúde, incluindo as atividades culturais, vem ao encontro ao Estatuto do Idoso, Capítulo V “Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer” Art.20 que delibera: “O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade” (Brasil, 2003).
TODOS OS ATENDIMENTOS DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA SÃO GRATUITOS
Para participar basta o usuário ter 60 anos ou mais e comparecer na Unidade, no 3º andar (sala 4) para realizar gratuitamente um cadastro no Centro de Convivência do Idoso, sendo necessário a apresentação de:
* Documento de identidade;
* Caderneta de vacinas (Covid-19 e Influenza são essenciais)
* Comprovante de residência
* Apresentar 1 telefone para caso de emergência.
Dúvidas nos telefones: 2030-4083/ 2030-4086/ 2030-4087
E-mail: ipgg-convivencia@saude.sp.gov.br
O Centro de Convivência é composto de 3 (três) Núcleos em sua estrutura:
- Biblioteca
- Núcleo de Atividades Internas
- Núcleo de Eventos
MISSÃO
Integrar as pessoas idosas através das atividades desenvolvidas pelo Centro de Convivência.
VISÃO
Ter um olhar diferenciado para promover o envelhecimento saudável.
VALORES
- Ética;
- Respeito;
- Comprometimento;
- Atendimento Humanizado.
OBJETIVO GERAL
- Possibilitar momentos de convivência e socialização, favorecendo a melhoria da qualidade de vida na promoção de um envelhecimento ativo e saudável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Ofertar através de grupos e oficinas atividades físicas, laborativas, recreativas, culturais, esportivas e de lazer, enfocando a promoção da saúde e a prevenção de doenças;
- Promover ações de inclusão e ampliação das redes sociais desenvolvendo a autoestima e a melhoria da qualidade de vida dos idosos;
- Promover, estimular, organizar a participação em atividades vivências para uma melhor integração;
- A valorização da autoestima, a afirmação de direitos, o fortalecimento de vínculos afetivos, familiares e comunitários, evitando assim o isolamento social;
- Gerar autonomia e protagonismo, através da troca de experiências e integração;
- Estimular a independência e autonomia das pessoas idosas através de eventos.